SOBRE

Gilmar Mendes no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Gilmar Ferreira Mendes

É ministro do Supremo Tribunal Federal, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público e da Universidade de Brasília e professor visitante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação e mestrado pela Universidade de Brasília e mestrado e doutorado pela Universidade de Münster.
Carlos Blanco de Morais no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Carlos Blanco de Morais

Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Investigação em Direito Público. É mestre e doutor em direito pela Universidade de Lisboa, sendo formado pela mesma instituição.
César Cunha Campos no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Cesar Cunha Campos

É diretor da FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas. Formou-se em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em administração empresarial pela London University, London Business School, e doutorado em planejamento de transportes pela Technische Universität Wien.
Marcelo Rebelo de Sousa no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Marcelo Rebelo de Sousa

É presidente de Portugal. Foi professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, jornalista e comentarista político. É doutor honoris causa pela Universidade do Porto. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, possui doutorado em ciências jurídico-políticas pela mesma instituição, tendo se especializado em direito constitucional e administrativo.
Adalberto Campos Fernandes no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Adalberto Campos Fernandes

É ministro da Saúde de Portugal. Foi presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, gestor do Hospital de Cascais e presidente da comissão executiva do SAMS. Formou-se em medicina na Universidade de Lisboa, sendo especialista e mestre em saúde pública e doutor em administração pública.

José António da Fonseca Vieira da Silva

É ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social. Em governos anteriores, também ocupou os cargos de ministro do Trabalho e Solidariedade Social e ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento. É professor convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, onde se formou em economia.
Henrique Meirelles no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Henrique Meirelles

É ministro da Fazenda. Foi presidente do Banco Central do Brasil e do BankBoston. Formou-se em engenharia civil na Universidade de São Paulo e possui MBA pelo Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
José Mendonça Filho no VI Fórum Jurídico de Lisboa

José Mendonça Filho 

É ministro da Educação. Foi governador de Pernambuco, deputado federal e estadual. Formou-se em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Pernambuco, com curso de gestão pública pela Kennedy School da Universidade de Harvard.
Roberto Azevêdo no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Roberto Azevêdo

É diplomata do governo brasileiro e atual diretor-geral da Organização Mundial do Comércio. Formou-se em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília e relações internacionais pelo Instituto Rio Branco. 
Alexandre de Moraes no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Alexandre de Moraes

É ministro do Supremo Tribunal Federal e professor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi ministro da Justiça e Segurança Pública, além de ter sido promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo. Formou-se em direito pela USP, com doutorado em direito do Estado pela mesma instituição.
João Otávio Noronha no VI Fórum Jurídico de Lisboa

João Otávio de Noronha

É ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, além de professor do Instituto de Educação Superior de Brasília, da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e do Centro Universitário de Brasília. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, onde se especializou em direito do trabalho, processual do trabalho e processual civil.
Luiz Felipe Salomão no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Luis Felipe Salomão

É ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui pós-graduação em direito comercial.
Mauro Luiz Campbell no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Mauro Luiz Campbell

É ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi promotor de Justiça e secretário-geral pelo Ministério Público do Estado do Amazonas. Também foi procurador-geral de Justiça. Formou-se em direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett.
Nefi Cordeiro no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Nefi Cordeiro

Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi promotor de Justiça e desembargador federal. É bacharel em direito, pela Faculdade de Direito de Curitiba, e em engenharia civil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em direito público, pela Universidade Federal do Paraná, e doutor em direito das relações sociais pela Universidade Federal do Paraná.
Marco Aurélio Bellizze no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Marco Aurélio Bellizze

Ministro do Superior Tribunal de Justiça e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui graduação e mestrado em direito pela Universidade Estácio de Sá e MBA em gestão e planejamento estratégico pela FGV. Ademais, realizou o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa.
Paulo de Tarso Sanseverino no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Paulo de Tarso Sanseverino

É ministro do Superior Tribunal de Justiça e professor de direito civil. Doutor e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ricardo Villas Bôas Cueva no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Ricardo Villas Bôas Cueva

É ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi procurador da Fazenda Nacional e procurador do Estado de São Paulo. Doutor em direito tributário ambiental pela Universidade Johann Wolfgang Goethe e mestre em direito tributário pela Escola de Direito de Harvard. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo.
Fernando Quadros no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Fernando Quadros

É desembargador no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Foi assessor parlamentar e procurador do estado do Paraná, procurador do Ministério Público do Trabalho, juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. É graduado em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, mestre em direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná e especialista em direito penal pela Universidade de Brasília.
Ney Bello no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Ney Bello

Desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, professor da Universidade de Brasília e membro da Academia Maranhense de Letras. Pós-doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutor em direito ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, metre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão.
Jairo Schäfer no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Jairo Schäfer

É juiz federal diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina e professor colaborador do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É graduado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em direito constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Atalá Correia no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Atalá Correia

Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público. É membro da Association Henri Capitant des amis de la culture juridique française. É doutorando e mestre em direito civil pela Universidade de São Paulo, sendo bacharel em direito pela mesma instituição.
Nicholas Davis no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Nicholas Davis

É chefe de sociedade e inovação e membro do Comitê Executivo do World Economic Forum, em Genebra. Foi procurador e advogado na Suprema Corte de New South Wales, atuou advogado na área de direito comercial e foi diretor da Oxford Investment Research. É bacharel em direito pela Universidade de Sydney e possui MBA pela Universidade de Oxford.
João Pedro Neto no VI Fórum Jurídico de Lisboa

João Pedro Neto

É desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Graduado em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em direito constitucional pela UFPR e doutor honoris causa em saúde pela Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Arnaldo Hossepian Salles Lima no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior

Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. É bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), especialista em direito penal pela mesma instituição e mestre em direito penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Elival da Silva Ramos no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Elival da Silva Ramos João

É procurador-geral do Estado de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em direito e mestrado em direito do Estado pela mesma instituição.
Paulo Gustavo Gonet Branco no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Paulo Gustavo Gonet Branco

É subprocurador-geral da República, professor da Escola de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público e coordenador do programa de mestrado da instituição. Doutor em direito pela Universidade de Brasília e mestre em direitos humanos pela Universidade de Essex, no Reino Unido.
Antônio Vitorino no VI Fórum Jurídico de Lisboa

António Vitorino

É advogado. Foi ministro da presidência, comissário europeu para os Assuntos de Justiça, presidente da Fundação Arpard Szenes-Vieira da Silva e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Formou-se em direito, com mestrado em ciências jurídico-políticas.
Pedro Fernandez Sanchez no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Pedro Fernández Sánchez

É advogado, consultor jurídico e professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Também é árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa e docente convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 2009. Possui graduação, mestrado e doutorado em direito pela Universidade de Lisboa.
Alexandre Zavaglia Coelho no Fórum Jurídico de Lisboa

Alexandre Zavaglia Coelho

Professor e diretor-executivo do Instituto de Direito Público de São Paulo e advogado. Mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com MBA em gestão estratégica de negócios pela Universidade de São Paulo.
Fernando Dias Menezes Almeida no Manoel Goncalves Ferreira no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Fernando Dias Menezes de Almeida

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e assessor da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Possui doutorado em direito pela USP.
Fernando Haddad no Fórum Jurídico de lisboa

Fernando Haddad

É professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e professor do Insper. Foi prefeito da cidade de São Paulo e ministro da Educação. É formado em direito pela USP e possui mestrado em economia e doutorado em filosofia, ambos pela mesma instituição.
Fernando Leal da Costa no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Fernando Leal da Costa

É médico e professor da Escola Nacional de Saúde Pública. Foi ministro da Saúde, consultor da Casa Civil do presidente da República de Portugal e subdiretor-geral da Saúde. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Humberto Ávila Bergmann no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Humberto Bergmann Avila

Advogado e professor de direito tributário da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em finanças e mestre em direito público pela UFRGS, especialista em fundamentos do direito alemão e metodologia da ciência do direito e doutor em direito pela Universidade de Munique. Realizou estágios pós-doutorais em teoria do direito pela Universidade de Harvard e direito tributário pelas universidades de Heidelberg e de Bonn.
Ian Goldin no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Ian Goldin

É professor da Universidade de Oxford e diretor do Programa Oxford Martin sobre Mudança Tecnológica e Econômica. Foi diretor de Políticas de Desenvolvimento e vice-presidente do Banco Mundial, diretor-executivo e diretor-gerente do Banco de Desenvolvimento da África Austral. Além disso, foi assessor do presidente Nelson Mandela, principal economista do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento e diretor de Programa no Centro de Desenvolvimento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Ian Goldin é mestre e doutor pela Universidade de Oxford, mestre pela London School of Economics e bacharel pela Universidade de Cape Town.
João Paulo Bachur

João Paulo Bachur

Coordenador acadêmico do mestrado em direito do Instituto Brasiliense de Direito Público. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em ciência política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi pesquisador visitante do Instituto de Filosofia da Universidade Livre de Berlim e atuou como professor voluntário do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

João Carlos Gonçalves Loureiro

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Licenciado e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Jorge Reis Novaes no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Jorge Reis Novais

É professor da Faculdade de Direito de Lisboa. Foi consultor para assuntos constitucionais do presidente da República e do primeiro-ministro de Portugal. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com pós-graduação pela mesma instituição, com equivalência a mestrado concedida pela Faculdade de Direito de Lisboa, e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
José Gomes Temporão no VI Fórum Jurídico de Lisboa

José Gomes Temporão

É médico sanitarista. Foi ministro da saúde, presidente do Instituto Nacional do Câncer e do Instituto Vital Brazil. Formou-se em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo se especializado em doenças tropicais pela mesma instituição. Mestre em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e doutor em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
José Roberto Afonso no VI Fórum Jurídico de Lisboa

José Roberto Afonso

É economista, contabilista e consultor independente, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas e professor do mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público. Possui doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Karl-Heinz Ladeur no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Karl-Heinz Ladeur

É professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Hamburgo, atuando nas áreas de relações internacionais, economia política e política comparada, e tendo lecionado anteriormente na Universidade de Bremen e no Instituto Universitário Europeu de Florença. Estudou direito nas universidades de Colônia e Bonn.
Laura Schertel Mendes no no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Laura Schertel Mendes

É professora do Instituto Brasiliense de Direito Público. Possui pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Davis, doutorado em sociologia política pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em direito pela Universidade Metodista de Piracicaba. Formou-se em direito na UnB.
Miguel Nogueira Brito no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Miguel Nogueira de Brito

É advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi assessor da presidência do Tribunal Constitucional. Possui doutorado e mestrado em direito pela Universidade de Lisboa, tendo se formado pela mesma instituição.
Manoel Goncalves Ferreira no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Manoel Gonçalves Ferreira Filho

É advogado, político e professor. Foi vice-governador do Estado de São Paulo e eleito suplente de senador. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo, tendo recebido o título de professor emérito pela mesma instituição, e tem doutorado pela Universidade de Paris.
Nazaré da Costa Cabral no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Nazaré Costa Cabral

Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e pesquisadora principal do Centro de Investigação de Direito Econômico, Financeiro e Fiscal da mesma instituição. Formou-se em direito na FDUL e em economia na Nova School of Business & Economics, com mestrado em ciências jurídico-comunitárias e doutorado em direito pela Universidade de Lisboa.
Pedro Adão Pereirano VI Fórum Jurídico de Lisboa

Pedro Adão e Silva Cardoso Pereira

É professor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa. Também é colunista e comentarista político. Possui doutorado em ciências sociais e políticas pelo Instituto Universitário Europeu. Formou-se em sociologia no Instituto Universitário de Lisboa.
Ricardo Campos no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Ricardo Campos

É professor da Universidade de Frankfurt. Doutorando e mestre em direito pela mesma instituição. Cursou graduação em direito na Universidade Federal de Juiz de Fora, na Universidades de Frankfurt e na Universidades de Passau.
Sério Antônio Ferreira Victor no VI Fórum Jurídico de Lisboa

Sérgio Antônio Ferreira Victor

Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É pós-doutorando em Teoria do Direito pela Goethe Universität em Frankfurt Am Main. doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, mestre em direito e políticas públicas pelo UniCeub. É, também, pós-graduado em direito público pelo IDP e bacharel em direito pelo UniCeub.